Av. Antonio Singer 200 - São marcos I São José dos Pinhais I Pr, 83090-362
(41) 9 9836.7135  I 41 3513.9600 (PABX)
Redes Sociais: @fresopet
vendas@freso.com.br
Star-Sup-Branca.png
Garden-Star-Branca.png
freso_brinquedos.png

conheça também:
uma empresa do Grupo Freso Brinquedos

Agility no Brasil e no mundo.

July 10, 2019

Agility no Brasil

Como todo esporte sério, o agility para cães também tem sua própria regulamentação, que no Brasil é feita pela Comissão Brasileira de Agility, junto com a Confederação Brasileira de Cinofilia.

Através destes órgãos, o Brasil está presente no Campeonato Mundial de Agility desde 1999, conquistando sempre boas colocações – inclusive o primeiro lugar em 2002 por equipes Standart e em 2008 por Standart e Mini. Em todo país existem profissionais sérios que fornecem o adestramento e o agility, basta que o dono pesquise o que for mais cômodo para si e para o seu cão.

 

Benefícios do agility para os cães e seus donos Mais do que uma atividade física para o cachorro, o agility também serve de exercício para o dono, que precisa correr pelos obstáculos para acompanhar e liderar o seu cão.

 

Além disso, praticantes de agility também colocam que a atividade é muito importante para o vínculo entre cachorro e dono, estabelecendo confiança e obediência, além de aproximar os dois em uma atividade muito prazerosa. Com isso, o agility se torna ideal para quem tem um cão e busca atividades que aliviem tanto o seu próprio stress quanto o do seu animalzinho de estimação.

 

A origem do Agility no mundo

Embora o agility seja, hoje, considerado um dos esportes caninos mais conhecidos e respeitados em todo o mundo, o surgimento dessa prática ocorreu como uma forma de entretenimento, fazendo parte de um dos encontros de cães mais famosos e antigos de toda a história.

Iniciado no ano de 1891, o evento inglês chamado de CRUFT (em referência ao seu criador, Charles Cruft) reuniu, já em sua primeira edição, mais de 35 raças caninas no condado de Islington, localizado em Londres, na Inglaterra – sendo realizado anualmente até os dias de hoje; com raras exceções entre os anos de 1918 e 1920 e entre 1942 e 1947, em função do acontecimento da Primeira Guerra Mundial e da Segunda Guerra Mundial.

 

Desde a edição de 1955 da CRUFT, o agility era, de certa forma, presente – tendo em vista que esse tipo de competição já era realizado; no entanto, sem nomes ou regras muito específicas. Foi no ano de 1977 que o esporte foi oficialmente mostrado pela primeira vez, sendo usado como uma forma de entretenimento para os participantes do evento durante os intervalos das apresentações que compunham o calendário oficial da feira.

 

Propondo uma nova atmosfera ao evento e ampliando a sua ligação com os esportes caninos, o CRAFT realizou a primeira competição oficial de agility no ano de 1980 – passando a incluir o esporte no calendário do evento e, com isso, abrindo espaço para a entrada de ainda mais modalidades esportivas caninas na feira, como o Flyball (incluído em 1990) e o Rescue Dog Agility; modalidade do esporte criada para raças resgatadas também pudessem participar da competição na feira.

 

A partir disso, o esporte canino começou a se tornar cada vez mais popular na Grã-Bretanha e passou a ser reconhecido e adotado por diversas outras partes e paí

 

ses do mundo, chegando ao Brasil no final da década de 1990 – sendo regulamentado pela Comissão Brasileira de Agility e a Confederação Brasileira de Cinofilia.

 

A linha agility está cada vez mais crescendo no Brasil e a ideia é sempre conscientizar os benefícios e a disseminação desse esporte e segmento.

 

 

Fonte do conteúdo:

https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/agility-para-caes-obstaculos-equipamentos/

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A importância da atividade física para PET’s

September 26, 2019

1/3
Please reload

Posts Recentes