Av. Antonio Singer 200 - São marcos I São José dos Pinhais I Pr, 83090-362
(41) 9 9836.7135  I 41 3513.9600 (PABX)
Redes Sociais: @fresopet
vendas@freso.com.br
Star-Sup-Branca.png
Garden-Star-Branca.png
freso_brinquedos.png

conheça também:
uma empresa do Grupo Freso Brinquedos

Você já ouviu falar em agility?

July 10, 2019

Cachorro também precisa suar a camisa para ficar em forma.

 

Atividades físicas são frequentemente recomendadas às pessoas que desejam e que necessitam de maior qualidade de vida, e a mesma recomendação é feita aos cães. O agility para cães, esporte canino com maior crescimento ao redor do mundo, é uma alternativa ideal para quem busca atividades físicas para cachorro e quer cuidar da saúde dos cachorros.

 

O agility de cães é praticado em duplas, com o cão e o seu dono, e tem seus objetivos básicos fundamentados no hipismo: cumprir um circuito de obstáculos sem infrações e no menor possível. Assim, o agility se torna uma prova de habilidade, utilizando a velocidade como critério de desempate onde são usados obstáculos e equipamentos especiais.

 

Qualquer cão pode praticar agility se as suas condições de saúde permitirem, não importando porte, raça ou se possui ou não pedigree. O agility é um esporte para todos os cães e todas as raças de cachorros.

 

Para dar início aos treinamentos de agility, é preciso que cão e dono passem pelo adestramento básico, a fim de ensinar o cão a obedecer o seu condutor – começando com exercícios de sentar, deitar, dar a pata, etc. O adestramento de obediência é necessário para que o condutor consiga indicar ao seu cão a ordem dos obstáculos do circuito.

 

Os campeonatos de agility para cães

Durante os campeonatos, os cães são divididos em duas categorias: Standart (para cães de médio e grande porte) Midi e Mini (cães pequenos). Dividido em graus de dificuldade que vão de iniciante, passam por grau I, II e III, e este ultimo que permite classificação para o campeonato mundial.

 

​Até o momento da prova, os cães e seus condutores não tem conhecimento de quais obstáculos serão utilizados no circuito, menos ainda da sua ordem. O circuito de agility é decidido pelo juiz da prova e deve ter de 12 a 20 obstáculos, segundo as regras da Federação Internacional que coordena a atividade.

 

Após a definição do percurso, os condutores tem até cinco minutos para conhecer o circuito e definir a melhor estratégia para guiar o seu cão. Em algumas pode ter também o que chamamos de “cão branco”, que normalmente é um cão de um grau inferior ao grau que vai ser disputado que faz uma demonstração do trajeto. Os obstáculos do agility são muito variados, podendo ter rampas, túneis, argolas, gangorras etc.

 

Durante a prova, o cão fica sem guias ou coleiras e não pode ser tocado pelo seu condutor, que só pode coordenar o cão através da voz e de sinais. Estímulos como brinquedos ou comida também são proibidos durante a prova. As provas de agility para cães priorizam as habilidades e velocidade do cão, porém ás faltas cometidas em relação a habilidade tem peso maior do que faltas de tempo.

 

 

Fonte: 
Material da página: 
CachorroGato @ https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/agility-para-caes-obstaculos-equipamentos/

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A importância da atividade física para PET’s

September 26, 2019

1/3
Please reload

Posts Recentes